Apesar de ser uma palavra difícil, o significado é simples: puericultura é a ciência que acompanha o desenvolvimento da criança desde a gestação até a adolescência. De maneira mais simplificada, o pediatra vai acompanhar o crescimento, desenvolvimento físico e motor, linguagem e aprendizagem cognitiva da criança.
Isso mesmo! A primeira consulta ao pediatra deve acontecer antes do bebê nascer. O ideal é que seja a partir da 32ª semana de gestação.
Esse acompanhamento nos primeiros anos de vida é fundamental, tanto para o bebê quanto para os pais. A relação direta e constante com o pediatra ajuda a aumentar a segurança nos cuidados com o próprio filho.
É muito importante que os pais possam estabelecer uma relação de confiança com seu pediatra, de empatia, ter a quem recorrer nos casos de dúvidas, de emergências.
Nos primeiros 2 anos de vida, as consultas são mais frequentes, pois o processo de crescimento e desenvolvimento é mais intenso, por isso, no 1° ano de vida é recomendado que venha 1x ao mês.
Para as crianças com 2 anos ou mais, o ideal é uma consulta a cada três meses e uma vez por semestre a partir dos 6 anos.