O primeiro sinal para início da introdução alimentar é ter 6 meses. Sempre ao completar 6m.
Sinais de prontidão: sentar-se sozinho, levar objetos a boca, não ter mais protusão da língua, curiosidade quando vê alguém comendo.
Os alimentos podem ser apresentados na forma de papa, amassados com o garfo, ou ainda cozidos e picados para que a criança segure e experimente com as próprias mãos (como indicado pela técnica BLW: Baby-Led Weaning). Seja qual for a escolha da família, o acompanhamento constante de um adulto é essencial.
Não importa qual método a família escolha, em todos recomenda-se deixar a criança explorar também os alimentos de forma separada, em texturas e apresentações diferentes.
Não esqueça: a introdução alimentar é um período de descobertas e o aleitamento materno segue sendo recomendado até os dois anos ou até quando mãe e filho assim o desejarem.
Com paciência e sem angústia, proporcionando um ambiente tranquilo, a criança vai ter a melhor experiência com a comida. Aliás, a introdução alimentar dos bebês é uma ótima maneira de começar a reeducação alimentar de toda a família. Exemplo é tudo.