Você sabia que quando dormimos o corpo fortalece o sistema imunológico, assimila as experiências do dia e libera hormônios importantes.
Ah, os bebês e o sono, um dilema que parece não ter fim! Claro que existem aquelas crianças que dormem super bem e fazem as mamães mais felizes. É normal os recém-nascidos terem o sono meio bagunçado: dormem mais durante o dia e geralmente acordam a cada três horas. Isso tudo começa a mudar a partir do terceiro mês, quando eles já estão mais adaptados ao mundo exterior e começam a aceitar rotinas com mais facilidade.
Estabelecer uma rotina para a hora do sono é muito importante. Aliás, já falei aqui o quanto a rotina é importante para as crianças. Seguem algumas dicas para te ajudar nessa missão.
1) Alimentação: o bebê precisa estar bem alimentado para não sentir fome durante a noite.
2) Diminua as luzes da casa (o ideal é que esteja tudo escuro, tudo mesmo – nem luz de abajur) e não o estimule com brincadeiras.
3) Observe os sinais de cansaço no bebê (ele coça o olho, puxa a orelha, puxa os cabelos). Nestes sinais o bebê já tem que estar pronto para dormir.
4) Ritual do Sono: deve ser o mesmo todas as noites, então dê preferência a um ritual prático: amamente, banho, massagem, amamente de novo se necessário e soninho.
5) Lembre -se a temperatura do quarto precisa estar agradável, observem as roupas para dormir, o ideal que esteja com pijama leve, sem elástico na cintura (já tem a fralda para incomodar rsrs).
6 ) Uma canção de ninar, e os ruídos brancos – que imita os sons do útero. Ajudam muito.
MAS ATENÇÃO: calma, paciência e muito amor são fundamentais.